Livros e Capítulos de livros
Livros
Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., & Franco, A. (2020). Pensamento Crítico no Ensino Superior Português: Investigação e Formação de Professores. In In S. Rivas, C. Saiz e R. M. Vieira (orgs), Pensamento crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos educativos e perspectivas de formação (pp. 79-104). Curitiba: Brazil Publishing.
Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., & Franco, A. (2020). Pensamento Crítico no Ensino Superior Português: Investigação e Formação de Professores. In S. Rivas, C. Saiz e R. M. Vieira (orgs), Pensamento crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos educativos e perspectivas de formação (pp. 79-104). Curitiba: Brazil Publishing.
Ribas, S. F., Saiz, C., & Vieira, R. M. (Orgs.) (2020). Pensamento crítico em Universidades Ibero-americanas: Percursos educativos e perspetivas de formação. Curitiba: Brazil Publishing. doi:10.31012/978-65-5861-176-9
Vincent-Lancrin, S. et. al. (2019). Fostering Students’ Creativity and Critical Thinking [PDF]. Retrieved from: https://www.academia.edu/40508575/Educational_Research_and_Innovation_Fostering_Students_Creativity_and_Critical_Thinking_WHAT_IT_MEANS_IN_SCHOOL
Vieira, R. M. (2018). As comunidades Online na promoção do pensamento crítico em Didática das Ciências (nº 1 da coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos). Aveiro: Universidade de Aveiro editora. (50 pp.) (ISBN: 978-972-789-538-0) (http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/07/201804_Cadernos-Didaticos_RMV_Comunidades-Online_PC_COMPLETO.pdf)
Vieira, R. M. (2018). Didática das Ciências para o Ensino Básico. Faro: Sílabas & Desafios. (112 pp.) (ISBN: 978-989-8842-29-9) (https://silabas-e-desafios.pt/produto/didatica-das-ciencias-para-o-ensino-basico/)
Dominguez, C. et. al. (2015). LIVRO DE RESUMOS – II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO Desafios atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação. CM-Centro de Matemática. Retrieved from: https://repositorio.utad.pt/handle/10348/6735
Dominguez, C. et. al. (2015). Pensamento crítico na educação. Desafios atuais [PDF]. Retrieved from: https://repositorio.utad.pt/handle/10348/4818
Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2014). Construindo Práticas Didático-Pedagógicas Promotoras da Literacia Científica e do Pensamento Crítico (nº 2 de Iberciencia). Madrid: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos. (72 pp.) (ISBN: 978-84-7666-204-5) (http://www.ibercienciaoei.org/doc2.pdf)
Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I., e Machado, C. (Orgs.) (2014). Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro: Universidade de Aveiro. (422 pp.) (ISBN: 978-972-789-424-6) (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)
Kalkan, D. (2013). Thinking Skills: Critical Thinking and Problem Solving (Second edition) [PDF]. Retrieved from: https://www.academia.edu/36050856/Critical_Thinking_and_Problem_Solving_Thinking_Skills_Thinking_Skills_Critical_Thinking_and_Problem_Solving_Second_edition
Vieira, R. M., e Tenreiro-Vieira, C. (2005). Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget (148 pp.) (ISBN: 972-771-779-9)
Costa, G., Silva, M. H., Andrade, A., Fernandes, A., Soares, C., Pereira, H. M., Amado, J., Couto, J. A., Castro, M. G., Silva, M., Teixeira, V. (2005). O Pensamento Crítico na Universidade Católica do Porto, Um Projeto em Construção [PDF]. Retrieved from: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/17412
Tenreiro Vieira, C., e Vieira, R. M. (2001). Promover o pensamento crítico dos alunos: Propostas concretas para a sala de aula. Porto: Porto Editora (142 pp.) (ISBN: 972-0-34310-9)
Capítulos de livros
Franco, A. R., & Vieira, R. M. (2019). O pensamento crítico na formação de professores: Uma proposta para o ensino superior. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, & M. Vidal (Eds.), Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 275-279). Ourense: Educación Editora. (ISBN: 978-84-15524-42-7)
Vieira, R. M. (2019). Para uma educação sexual com pensamento crítico. In M. Bruns, S. Melo e J. Zerninati (Orgs.), Discursos contemporâneos acerca da sexualidade e educação sexual: A realidade nos laços da utopia (pp. 15-26). Curitiba: Editora CRV. (ISBN: 978-85-444-3289-1) Retrieved from: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33993-discursos-contemporaneos-acerca-da-sexualidade-e-educacao-sexual-bra-realidade-nos-lacos-da-utopia
Wartha, E., Kiouranis, N., e Vieira, R. M. (2018). Jogos educativos e desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. In M. Cleophas e M. H. Soares (Orgs.), Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências (pp. 65-77). São Paulo: Editora Livraria da Física. (ISBN: 978-85-7861-565-9)
Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2018). Capítulo 3. Ciência, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável na Escolaridade Básica: Que Possibilidades? Que Realizações? In M. Gordillo e I.P. Martins (Coords.), Ciencia Cordial – Un Desafio Educativo (pp. 48-60). Madrid: Catarata. (ISBN: 978-84-9097-520-6) Retrieved from: http://formacionib.org/noticias/?Ciencia-cordial-Un-desafio-educativo-Libro-completo-en-PDF
Coleman, H. V., Dickerson, J. & Dotterer, D. (2016). Critical thinking, instruction, and professional development for schools in the digital age. In Handbook of Research on Learning Outcomes and Opportunities in the Digital Age, pp. 462-481. IGI Global. Retrieved from: https://www.igi-global.com/gateway/chapter/167340
Jenkins, D. M. & Andenoro, A. C. (2016). Developing Critical Thinking Through Leadership Education. New Directions for Higher Education, (pp. 57-67). Retrieved from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/he.20189
Dominguez, C., Payan-Carreira, R., Cruz, G., Nascimento, M. M., Silva, H., Morais, E., Morais, F. & Lopes, J. (2015). Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD. Retrieved from: https://repositorio.utad.pt/handle/10348/6781
Dominguez, C., Carreira, R. P., Nascimento, M. & Morais, M. F. (2015). Learn to cooperate and cooperate to learn: empowering critical thinking skills through cooperative peer review. C. Dominguez (Coord. Ed.). Atas do II Seminário Internacional sobre o Pensamento Crítico, 175-185. Retrieved from: https://scholar.google.pt/scholar?hl=pt-PT&lr=&as_sdt=0%2C5&q=Learn+to+cooperate+and+cooperate+to+learn%3A+Empowering+critical+thinking+skills+through+cooperative+peer+review&btnG=#d=gs_cit&u=%2Fscholar%3Fq%3Dinfo%3AGpL2vce2TgwJ%3Ascholar.google.com%2F%26output%3Dcite%26scirp%3D0%26hl%3Dpt-PT
Marchão, A. & Portugal, G. (2014). No Jardim de Infância e na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico: práticas pedagógicas que contribuem para construir o pensamento crítico. Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional, 93-104. Retrieved from: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/10109