4.º ano Estudo do Meio
4.º ano | Educação para a Cidadania
Temática: Questões de igualdade e de violência entre sexos
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Pesquisa bibliográfica
– Jogos
– Debate
(guiões do professor e dos alunos: entrevista; fichas de trabalho; jogos sobre estereótipos de género e diversidade humana; guião para o debate)
http://hdl.handle.net/10773/14442 (Paula Castro)
Temática: Questões de igualdade e de violência entre sexos/Segurança na Internet
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Exame: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
– Trabalho prático
(guiões do professor e fichas de trabalho: diversidade humana, brasão de armas pessoal, dilema moral, questionário sobre a segurança na Internet)
http://ria.ua.pt/handle/10773/14461 (Rita Martins)
4.º ano | Estudo do Meio
Temática: Luz
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Trabalho de campo: visita ao Jardim da Ciência
– Exame: Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X)
– Trabalho prático
– Trabalho experimental
(guiões do professor e dos alunos da visita, de atividades práticas, da atividade experimental e fichas de trabalho)
http://ria.ua.pt/handle/10773/1305 (Ana Sofia Costa)
Temática: Alimentação
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Exames: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
– Trabalho experimental
– Jogos
(guiões do professor de atividades diversas com enfoque interdisciplinar (Língua Portuguesa); interpretação de rótulos; questionários; folhas de registo)
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23312/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf (Marta Fonseca)
Temáticas: Astros e Reciclagem
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Exames: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
– Pesquisa bibliográfica
– Jogos
(guiões de atividades diversas com enfoque interdisciplinar (Língua Portuguesa e Matemática); fichas de trabalho; questionários; exploração de anúncios publicitários; análise de uma notícia falsa; folhas de registo)
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23604/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf (Nance Pinheiro)
Temática: Som
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Trabalho experimental
– Aprendizagem baseada em problemas
– Exploração de recursos
– Debate
– Dramatização
(guiões de atividades com enfoque interdisciplinar (Matemática e Língua Portuguesa); fichas de trabalho; questionários; guiões de exploração de instrumentos musicais)
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17569/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf (Maria Costa)
Temática: Unidades de medida
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Questionamento
– Trabalho experimental
– Jogos
(descrição das atividades; questões de aula)
https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/7228/1/msc_tdmferreira.pdf (Tânia Ferreira)
Temática: Som
Estratégia de ensino/aprendizagem:
– Trabalho experimental
– Aprendizagem baseada em problemas
– Exploração de recursos (instrumentos musicais)
– Debate
– Dramatização
(guiões de atividades diversas com enfoque interdisciplinar (Matemática e Língua Portuguesa); fichas de trabalho; questionários; folhas de registo)