Teses e Dissertações
Teses/Thesis
Peixinho, J. (2018). Desenvolvimento de um manual escolar digital de estudo do meio: para uma educação em ciências com orientação CTS/PC (Doutoramento em Multimédia em Educação). [https://ria.ua.pt/handle/10773/24085]
Salazar, M. L. (2018). A discussão estética com crianças no espaço museológico: um contributo para a dinamização pedagógica do pensamento crítico, criativo e interventivo (Tese de Doutoramento). Universidade de Lisboa. [https://repositorio.ul.pt/handle/10451/35104]
Noel, L. A. (2018). Teaching and Learning Design Thinking through a Critical Lens at a Primary School in Rural Trinidad and Tobago. North Carolina State University. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22primary+school%22&pg=2&id=ED597572]
Treado, C. (2018). Impact of Design Challenges upon the Development of Critical Thinking Skills within an Undergraduate Image Manipulation Course: A Mixed Method Action Research Study (Tese de Doutoramento). University of South Carolina. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22higher+education%22&ff1=dtySince_2010&pg=7&id=ED590981]
Yan, L. (2018). Understanding Critical Thinking in American Higher Education: From Chinese International and Domestic STEM Students’ Perspectives (Tese de Doutoramento). Iowa State University. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22higher+education%22&ff1=dtySince_2000&id=ED590101]
Jagannathan, C. (2017). From Classroom to Workplace: An Exploration of How Teachers and Employers of Accounting Graduates Define and Assess Critical Thinking in Action (Tese de Doutoramento). University of La Verne. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22higher+education%22&ff1=dtySince_2010&pg=2&id=ED578754]
Cobb, J. L. (2017). Critical and Reflective Thinking in an Intermediate Financial Accounting Course: An Action Research Study (Tese de Doutoramento). Texas Christian University. [https://eric.ed.gov/?q=%22reflective+thinking%22&pg=12&id=ED581032]
Clemente, V. (2016). Educação para o pensamento criativo e crítico em tecnologia e design de produto (Doutoramento em Educação). [https://ria.ua.pt/handle/10773/16948]
Kow, H. M. (2016). Infusion of Critical Thinking across the English Language Curriculum: A Multiple Case Study of Primary School In-Service Expert Teachers in Singapore (Tese de Doutoramento). University of Western Australia Graduate School of Education. [https://www.academia.edu/29678623/Infusion_of_Critical_Thinking_across_the_English_Language_Curriculum_A_Multiple_Case_Study_of_Primary_School_In-Service_Expert_Teachers_in_Singapore]
Mason H. K. R. (2016). Integrating Critical Thinking Instruction and Assessment into Online University Courses: An Action Research Study (Tese de Doutoramento). Capella University. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22higher+education%22&ff1=dtySince_2010&pg=4&id=ED567656]
Merchán, N. (2014). Pensamiento Crítico y Cuestiones Socio-científicas: Un Estudio en Escenarios de Formación Docente (Doutoramento em Investigação em Didáticas Específicas). Universidade de Valência: Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales. [http://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/36116/Pensamiento%20Critico%20y%20Cuestiones%20Sociocient%C3%ADficas.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
Machado, C. (2013). Educar (para) o Pensar: Desenvolvimento de competências reflexivas em professores e alunos do 1º CEB – Contributos da Filosofia para Crianças (Doutoramento em Didática). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. [http://ria.ua.pt/handle/10773/7855]
Knapp, A. K. (2013). A Study of Secondary Science Teacher Efficacy and Level of Constructivist Instructional Practice Implementation in West Virginia Science Classrooms. [http://mds.marshall.edu/etd/472/]
Lopes, S. (2012). Web 2.0, PC e EFA: Impactes de uma oficina de formação de Professores (Doutoramento em Multimedia em Educação). Universidade de Aveiro: Departamentos de Educação e Comunicação e Arte da UA. [http://ria.ua.pt/handle/10773/10433]
Phelan, J. G. (2012). A Teacher Action Research Study: Enhancing Student Critical Thinking Knowledge, Skills, Dispositions, Application and Transfer in a Higher Education Technology Course (Tese de Doutoramento). Capella University. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22higher+education%22&ff1=dtySince_2010&pg=5&id=ED551891]
Rodrigues, A. M. L. B. (2010). O pensamento crítico como área-chave para a literacia científica (Tese de Doutoramento). Universidade de Lisboa. [https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2279]
Esswein, J. L. (2010). Critical Thinking and Reasoning in Middle School Science Education (Tese de Doutoramento). The Ohio State University. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22teachers+practices%22&ff1=dtySince_2000&pg=3&id=ED524777]
Legant, L. M. (2010). A Case Study Examining Critical Thinking in an Elementary Service-Learning Project (Tese de Doutoramento). Walden University. [https://eric.ed.gov/?q=%22reflective+thinking%22&pg=39&id=ED517726]
Paulmann, G. (2009). Master Teachers’ Critical Practice and Student Learning Strategies: A Case Study in an Urban School District (Tese de Doutoramento). Antioch University. [https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22teachers+practices%22&ff1=dtySince_2000&pg=3&id=ED513895]
Vieira, R. M. (2003). Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutoramento não publicada. Aveiro: Universidade de Aveiro. [http://ria.ua.pt/handle/10773/1458]
Dissertações/Dissertations
Lassance, P. S. (2018). Educação para o desenvolvimento sustentável: promoção do pensamento crítico nos planos de formação de professores de ciências (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/26160
Bravo, P. (2017). O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade (Relatório Final). Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/30536
Fonseca, M. (2017). Atividades de alimentação humana e consumo promotoras de capacidades de pensamento crítico em alunos do 1.º CEB (Relatório Final de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23312/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
Pinheiro, N. (2017). Atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico ligadas à credibilidade das fontes no 1.º CEB (Relatório Final de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23604/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
Vieira, E. (2017). O pensamento crítico enquanto abordagem educativa no contexto de ensino e aprendizagem da língua estrangeira (Relatório Final de Estágio). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Disponível em: http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/10842/1/DM_Eug%C3%A9niaVieira_2017.pdf
Costa, M. (2016). Argumentação e estudo do meio : uma díade promotora de pensamento crítico. (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17569/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
Ferreira T. (2016). O Questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Relatório Final de Estágio). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/7228/1/msc_tdmferreira.pdf
Neves, M. (2016). A temática das plantas na educação pré-escolar – desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pensamento (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17195/1/Marisa%20Moutinho.pdf
Reis, V. (2016). Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais no 2.º CEB (Relatório de Estágio). Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/18468/1/Vanessa%20Reis%20-disserta%C3%A7%C3%A3o%20final-%20impress%C3%A3o.pdf
Sousa, A. S. (2016). O pensamento crítico na educação em ciências: revisão de estudos no ensino básico. Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/18365/1/O%20Pensamento%20Cr%C3%ADtico%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Ci%C3%AAncias.pdf
Oliveira, I. (2016). Pensamento crítico e literacia matemática : um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/21433/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
Pacheco, M. (2016). Artes visuais, educação visual e pensamento crítico: um caminho a percorrer (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/21432/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
Karvat, V. M. S. C. D. (2016). O Texto Literário como Facilitador do Pensamento Crítico no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Relatório de Estágio). Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/20186
Ascenso, N. (2015). Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/5283
Mendes, A. (2015). A Promoção do Pensamento Crítico em Ciências do 1.º CEB com recursos digitais (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/16404
Moreira. F. (2015). Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1.º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/16018
Resende, V. (2015). Recursos digitais promotores de pensamento crítico em ciências no 1º ciclo (Relatório Final). Universidade de Aveiro. Disponível em: Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/7227
Matos, A. R. B. (2015). O ensino das ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2.º ciclo do ensino básico (Relatório de Estágio). Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/1538
Caldas, S. (2015). Livre para aprender: pensamento crítico e criativo (Relatório de Estágio). Escola superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/11023
Passos, C. J. R. S. (2015). O papel da filosofia no desenvolvimento do pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade do Minho. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/41318
Brites, B. (2014). Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14355
Carneiro, F. (2014). Pensamento crítico em ciências e conexões com matemática: atividades do 1º CEB para o jardim da ciência e sala de aula (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14606
Castro, P. (2014). O pensamento crítico nas conceções de género no 1º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14442
Lemos, N. (2014). Atividades Práticas Promotoras do Pensamento Crítico (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/14354
Machado, M. (2014). Feedback oral enquanto estratégia promotora do pensamento crítico em sala de Aula (Dissertação de Mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/5039
Martins, R. (2014). Promover o pensamento crítico em atividades sobre questões de género (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14461
Santos, R. R. (2014). Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos (Relatório de Estágio). Universidade Católica Portuguesa. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/15220
Neves, P. J. S. (2014). Aprender a Pensar Criticamente ou Uma Proposta para o Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (Dissertação de Mestradro). Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/6211
Correia, A. (2013). Orientação CTS e/ou PC na formação em educação básica: contributos da formação em ciências na (re)construção de conceções CTS e na promoção do nível de PC dos estudantes (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/12667/3/Tese1.pdf
Gonçalves, E. (2013). Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13527
Silva, M. (2013). Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13486
Teixeira, M. (2013). Atividades Promotoras do Pensamento Critico no 1.º CEB (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/13551
Fulgêncio, A. (2012). Aprendizagem baseada em problemas em ciências da natureza do 2.º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/10433
Pereira, C. (2012). Atividades de ciências no 2.º CEB promotoras de pensamento crítico (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/10381
Rosete, C. M. S M. S. (2012). Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano) (Relatório de estágio). Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7518
Oliveira, M. (2011). Educação em ciências com orientação CTS/PC no 1º CEB (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/7227
Pinto, I. R. F. (2011). Atividades promotoras de pensamento crítico: sua eficácia em alunos de ciências da natureza do 5.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/1789
Martins, M. L. A. A. (2011). Pontes para o sucesso em matemática: o pensamento crítico como potenciador da capacidade de resolução de problemas (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13408
Rocha, A. L. A. D. (2011). A promoção das competências do pensamento crítico nos adultos, através da formação em e-learning (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/6256
Miranda, R. (2009). Qual a relação entre o pensamento crítico e a aprendizagem de conteúdos de ciências por via experimental? um estudo no 1º Ciclo (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5489
Sanches, M. (2009). Estratégias de ensino das ciências promotoras de criatividade e pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3546
Moreira, L. (2008). Aprendizagem das Ciências no 3.º CEB numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/3386
Costa, A. (2007). Pensamento crítico: articulação entre educação não-formal e formal em Ciências (Relatório Final do Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do DTE-UA). Universidade de Aveiro: Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/1305
Fartura, S. (2007). Aprendizagem baseada em problemas orientada para o pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1289
Pereira, I. (2007). A criatividade em manuais escolares de Ciências do Ensino Básico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/2966
Alves, D. (2005). Manuais escolares de estudo do meio, educação CTS e pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/4998
Quadros, L. M. S. (2005). A utilização de uma webquest no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, na disciplina de matemática (Relatório de Estágio). Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/39069
Mira, M. A. S. (2005). O trabalho experimental em Biologia: contributos para o desenvolvimento do pensamento crítico em alunos do 10º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado). Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/406
Neves, M. S. (1995). Técnicas laboratoriais de física: uma via para desenvolver o pensamento crítico e a criatividade dos alunos? (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/31826
Rosales, R. (1990). Critical Thinking: Toward Intellectual Accountability and Social Responsibility. A Research Project on Critical Thinking, Cooperative Learning and Moral Development (Dissertação de Mestrado). Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22Critical+thinking%22+AND+%22primary+school%22&pg=7&id=ED319497
Outros estudos
Vieira, R. M. (2018). As comunidades online na promoção do pensamento crítico em didática das ciências. Universidade de Aveiro: Departamento de Educação e Psicologia. UA Editora. [https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23996/1/documento.pdf]
Disponibilizo um artigo em http://www.rieoei.org/deloslectores/5737Gandum.pdf
Obrigado pela partilha.
Disponibilizo novo artigo em http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/682
Marchão, A. (2016).Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim-de-infância. Revista Lusófona de Educação, vol. 32 n. 32, pp.47-58