Programa

Horário 1 de julho (segunda-feira)
09:00 – 9:30 Receção e registo dos participantes (Átrio do Departamento de Educação)
09:30 – 10:00 Sessão de Abertura (Sala: 5.2.22)

  • Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Joaquim Costa Leite
  • Diretor do Departamento de Educação, Prof. Doutor António Moreira
  • Coordenadora do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Professora Doutora Nilza Costa
  • Coordenador do I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação, Prof. Doutor Rui Marques Vieira
10:00 – 11:00 Conferência Plenária (Sala: 5.2.22)

Comment penser à travers l’autre : l’art du questionnement – Oscar Brenifier (Institut de Pratiques Philosophiques de Argenteuil, França)

Moderação: Idália Sá-Chaves (Universidade de Aveiro)

11:00 – 11:20 Intervalo
11:20 – 13:00 Comunicações Orais (Sala: 5.2.22)

  • No jardim de infância e na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico: práticas pedagógicas que contribuem para construir o Pensamento Crítico – Amélia de Jesus G. Marchão, Gabriela Portugal
  • Filosofia para crianças, criatividade e meia dúzia de chapéus às cores – um caso de aplicação da técnica de Edward de Bono em oficinas de filosofia para crianças – Joana Rita Sousa
  • O que significa ser eticamente crítico? – Magda Costa Carvalho
  • Possibilidades para se pensar a natureza do Pensamento Crítico – Rodrigo Canal
  • O quê, porquê, quando, quanto e como do Pensamento Crítico no quadro das aprendizagens no ensino superior – Amanda Franco, Leandro S. Almeida
  • Da cultura do silêncio à Criatividade e ao Raciocínio – Reflexões sobre a promoção do Pensamento Crítico – Ana Isabel Moniz

Moderação: Gabriela Portugal (Universidade de Aveiro)

13:00 – 14:30 Almoço
14:30 – 16:00 Comunicações Orais (Sala: 5.2.22)

  • Do Pensamento Crítico ao ativismo coletivo para a resolução democrática de problemas – Pedro Reis
  • Um caminho para a valorização da promoção do Pensamento Crítico no 1.º CEB – Ana Cristina Torres, Rui M. Vieira
  • Argumentation and critical thinking about biological determinism on human “races” – Blanca Puig, María Pilar Jiménez Aleixandre
  • Questionar e argumentar online: possibilidades de Pensamento Crítico com a utilização do arguquest®? Francislê Neri de Souza, Ana Valente Rodrigues
  • O ensino na área de ciências da natureza no PROEJA: Uma formação crítica ou alienante? – Karine dos Santos Coelho e Rejane Maria Ghisolfi da Silva

Moderação: Pedro Reis (Universidade de Lisboa)

16:00 – 16:20 Intervalo
16:20 – 17:40 Mesa-Redonda (Sala: 5.2.22)

Perspetivas futuras de Investigação e Formação sobre o Pensamento Crítico

“Perspetivas futuras de Investigação e Formação sobre o Pensamento Crítico” Do criticismo ao Pensamento Crítico e sua razoabilidade, a FPC – Gabriela Castro (Universidade dos Açores)

Perspetivas futuras de investigação e formação sobre Pensamento Crítico: Potenciais convergências com as literacias científica e matemática – Celina Tenreiro-Vieira (Universidade de Aveiro)

The contributions of argumentation about SSI to the development of critical thinking in science classrooms – Blanca Puig (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha)

Moderação: Isabel P. Martins (Universidade de Aveiro)

17:45 – 18:00 Posters (Átrio do Departamento de Educação)

  • Trabalho experimental – um recurso promotor do Pensamento Crítico: relato de uma intervenção em contexto de estágio no 1.º CEB – Alcina Figueiroa
  • O entendimento da aula de português como espaço de promoção de uma literacia crítica. uma leitura crítica de “arroz do céu”, de José Rodrigues Miguéis – Ângela Campos
  • Repensar o propósito da educação: O Pensamento Crítico e Criativo na disciplina de Inglês (LE) – Ascensão Bastos
  • Revisão entre pares e Pensamento Crítico: percurso para uma metodologia transversal – Caroline Dominguez, Rita Payan-Carreira, Maria da Felicidade Morais, Maria Manuel Nascimento, Ana Maia, Daniela Pedrosa e Gonçalo Cruz
  • O Pensamento Crítico no sujeito linguístico – Catarina Mangas, Paula Cristina Ferreira
  • Promoção do Pensamento Crítico no Contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico – Graça Maria Brito Moura
  • Ensino da história e Pensamento Crítico (currículo, metas curriculares, manuais e prática pedagógica na disciplina de história do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico – um estudo e uma experiência) – Helena Romão A. N. Saraiva Henriques
  • Proposta de um quadro teórico crítico para a referencialização da avaliação de professores: o referencial político e a narrativa do dissentimento – Henrique Manuel Pereira Ramalho
  • Pensamento Crítico na educação, em vários ciclos de Ensino Básico, nas atividades extra-curriculares – atividade física e desportiva – João Paulo Medeiros de Morais Pimentel, Estela Pinto Ribeiro Lamas, Maria José Carvalho
  • Aprendizagem baseada em resolução de problemas e literacia científica – Patrícia Margarida Nunes João, Catarina Maria Rua Pinto da Silva Afonso, Maria Arminda Pedrosa e Silva Carvalho
  • Formação docente: práticas e condições de acompanhamento do estágio supervisionado no curso de pedagogia – Raimundo Dutra de Araujo
  • Promoção do Pensamento Crítico através de role-play  e contos infantis. Processo gato das botas – Viorica Alich, Sónia Pereira, Joana Magalhães
18:00 –

19:00

Oficina (Sala: 5.2.22)

Exercise of mutual questionning based on a question (either open or closed) – Isabelle Millon (Institut de Pratiques Philosophiques de Argenteuil, França)

Moderação: António Moreira (Universidade de Aveiro)

Horário 2 de julho (terça-feira)
9:30 – 10:45 Simpósio (Sala: 5.2.22)

Investigação e Formação Sobre o Pensamento Crítico

Tecnologias e Pensamento de Ordem Superior: do conceito às práticas – Altina Ramos (Universidade do Minho)

Pensamento Crítico na Universidade Católica do Porto – Helena Gil da Costa, Ana Andrade, Aida Fernandes , Conceição Soares , Henrique Manuel Pereira, João C. Amado, José António Couto, Maria Guilhermina Castro , Margarida Silva, Vítor Teixeira (Universidade Católica Portuguesa)

Investigação sobre o Pensamento Crítico na educação: Contributos para a Didática das Ciências  – um projeto em construção – Rui Marques Vieira (Universidade de Aveiro)

Moderação: Nilza Costa (Universidade de Aveiro)

10:45 – 11:00 Intervalo
11:00 – 12:15 Comunicações orais (Sala: 5.2.22)

  • É possível estimular o Pensamento Crítico por perguntas de um livro didático de química – Gerson de Souza Mól, Francislê Neri de Souza
  • O programa de formação continuada docente na perspetiva do Pensamento Crítico: o Caso da Universidade Tiradentes – Hortência de Abreu Gonçalves, Carmen Lúcia Neves do Amaral Costa, Maynara Maia Müller
  • E-portfolio – Uma estratégia para o Pensamento Crítico – Susana Margarida Oliveira Gonçalves, Lourdes Montero Mesa, Estela Pinto Ribeiro Lamas
  • Promoção do Pensamento Crítico na educação e formação de adultos – Sandra Ferrão Lopes, Rui Marques Vieira, António Moreira
  • A Filosofia para Crianças: do sentir ao pensar – Gabriela Castro

Moderação: Gerson Mol (Universidade de Brasília, Brasil)

12:15 – 12:45 Sessão de Encerramento e Síntese do Seminário (Sala: 5.2.22)

Moderação: Idália Sá-Chaves (Universidade de Aveiro)