6.º ano Ciências Naturais6th year Natural Sciences

Temática: Trocas nutricionais nos animais

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Exames: Ficha diagnóstica e Teste de Pensamento Crítico “Onde existe vida?”
(guiões do professor e fichas de trabalho sobre os sistemas respiratório e digestivo humanos)

http://hdl.handle.net/10400.21/5283 (Nádia Ascenso)

 

Temática: Reprodução no ser humano

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho laboratorial
– Trabalho prático
– Questionamento
(guiões do professor e fichas de trabalho das atividades com enfoque interdisciplinar – Matemática)

http://hdl.handle.net/10773/14355 (Berta Brites)

– Jogos
– Trabalho laboratorial
– Trabalho prático
(guiões do professor e fichas de trabalho)

http://ria.ua.pt/handle/10773/14354 (Nadine Lemos)

– Aprendizagem baseada em problemas
(guiões e fichas de trabalho sobre o sistema reprodutor humano, a formação de gémeos e neoplasia do útero)

http://hdl.handle.net/10773/10433 (Alexandra Fulgêncio)

 

Temática: Reprodução nas plantas

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho experimental
– Aprendizagem baseada em problemas
(guiões e fichas de trabalho sobre a importância das plantas para o mundo vivo)

http://hdl.handle.net/10773/10433 (Alexandra Fulgêncio)

 

Temática: Micro-organismos

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Exames: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
– Trabalho laboratorial
– Trabalho experimental
(guiões do professor e dos alunos das atividades laboratorial e experimental)

http://ria.ua.pt/handle/10773/10381 (Catarina Pereira)