4.º ano Estudo do Meio 4th year Environmental Studies

4.º ano | Educação para a Cidadania

Temática: Questões de igualdade e de violência entre sexos

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Pesquisa bibliográfica
– Jogos
– Debate
(guiões do professor e dos alunos: entrevista; fichas de trabalho; jogos sobre estereótipos de género e diversidade humana; guião para o debate)

http://hdl.handle.net/10773/14442 (Paula Castro)

 

Temática: Questões de igualdade e de violência entre sexos/Segurança na Internet

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Exame: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
– Trabalho prático
(guiões do professor e fichas de trabalho: diversidade humana, brasão de armas pessoal, dilema moral, questionário sobre a segurança na Internet)

http://ria.ua.pt/handle/10773/14461 (Rita Martins)

 

4.º ano | Estudo do Meio

Temática: Luz

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho de campo: visita ao Jardim da Ciência
– Exame: Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X)
– Trabalho prático
– Trabalho experimental
(guiões do professor e dos alunos da visita, de atividades práticas, da atividade experimental e fichas de trabalho)

http://ria.ua.pt/handle/10773/1305 (Ana Sofia Costa)

 

Temática: Alimentação

Estratégia de ensino/aprendizagem:

 Exames: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
 Trabalho experimental
– Jogos
(guiões do professor de atividades diversas com enfoque interdisciplinar (Língua Portuguesa); interpretação de rótulos; questionários; folhas de registo)

https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23312/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf (Marta Fonseca)

 

Temáticas: Astros e Reciclagem

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Exames: Teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta Terra?”
 Pesquisa bibliográfica
– Jogos
(guiões de atividades diversas com enfoque interdisciplinar (Língua Portuguesa e Matemática); fichas de trabalho; questionários; exploração de anúncios publicitários; análise de uma notícia falsa; folhas de registo)

https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23604/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf (Nance Pinheiro)

 

Temática: Som

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho experimental
 Aprendizagem baseada em problemas
– Exploração de recursos
– Debate
– Dramatização
(guiões de atividades com enfoque interdisciplinar (Matemática e Língua Portuguesa); fichas de trabalho; questionários; guiões de exploração de instrumentos musicais)

https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17569/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf (Maria Costa)

 

Temática: Unidades de medida

Estratégia de ensino/aprendizagem:

 – Questionamento
– Trabalho experimental
– Jogos
(descrição das atividades; questões de aula)

https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/7228/1/msc_tdmferreira.pdf (Tânia Ferreira)

 

Temática: Som

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho experimental
– Aprendizagem baseada em problemas
– Exploração de recursos (instrumentos musicais)
– Debate
– Dramatização

(guiões de atividades diversas com enfoque interdisciplinar (Matemática e Língua Portuguesa); fichas de trabalho; questionários; folhas de registo)