3.º ano Estudo do Meio3rd year Environmental Studies

Temática: Mecânica/ Exploração Florestal

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho prático
– Jogos (exploração de recurso em formato digital)
– Trabalho experimental
(guiões do professor e dos alunos sobre o movimento de rodas dentadas, pêndulos, exploração florestal e desflorestação)

http://hdl.handle.net/10773/16019 (Vanessa Resende)

 

Temática: Luz/Mecânica/Magnetismo

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Exame: Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X)
– Trabalho Prático
(guiões do professor e dos alunos, fichas de trabalho, instruções para a construção de pêndulos)

http://hdl.handle.net/10451/5489 (Ricardo Miranda)

– Trabalho experimental
(guiões da atividade experimental e questionários de autoavaliação dos alunos)

http://hdl.handle.net/10773/16404 (Amorosa Mendes)

 

Temática: Seres vivos (extinção de espécies animais)

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Pesquisa bibliográfica
– Trabalho prático
(guiões do professor e fichas de trabalho dos alunos)

http://hdl.handle.net/10773/16404 (Amorosa Mendes)

 

Utilização de pesticidas na agricultura

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Pesquisa bibliográfica
(guiões do professor e fichas de trabalho dos alunos)

http://hdl.handle.net/10773/16404 (Amorosa Mendes)

 

Plantas; Água; Luz; Magnetismo

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Pesquisa bibliográfica
– Trabalho prático
– Trabalho experimental
– Aprendizagem baseada em problemas
– Jogos
(guiões da pesquisa, das atividades práticas e experimentais, da construção de horta na escola, de maqueta representativa do percurso de um rio e de um modelo representativo do Sol, da Terra e da Lua no espaço; de jogos com espelhos planos e com ímanes)

http://ria.ua.pt/handle/10773/1289 (Susana Fartura)