1.º ano Estudo do Meio1st year Environmental Studies

Temática: Água

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho de campo: visita ao Jardim da Ciência
– Trabalho experimental
– Treino/prática
– Aprendizagem baseada em problemas
(guiões da visita, da atividade experimental e fichas de trabalho/resolução de problemas com enfoque interdisciplinar – Matemática)

http://ria.ua.pt/handle/10773/14606 (Filipa Carneiro)

 

Temática: Água/Poluição

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Trabalho de campo: visita à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos
– Trabalho experimental
(guiões da visita e da atividade experimental; fichas de trabalho)

http://ria.ua.pt/handle/10773/13486 (Marisa Silva)

 

Temática: Meteorologia

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Pesquisa bibliográfica
– Trabalho de grupo
– Estruturadores Gráficos
– Trabalho de Projeto
– Poster
(guiões de pesquisa e de atividades diversas com enfoque interdisciplinar – Língua Portuguesa, Matemática, Expressões e TIC: previsões meteorológicas; criação de um blog da turma; interpretação de mapas meteorológicos; fichas de trabalho; registos do tempo meteorológico)

http://ria.ua.pt/handle/10773/7227 (Maria Salomé Oliveira)

 

Temática: Plantas/ Água/ Luz/ Magnetismo

Estratégia de ensino/aprendizagem:

– Pesquisa bibliográfica
– Trabalho prático
– Trabalho experimental
– Jogos
(guiões da pesquisa, das atividades práticas e experimentais, da construção de horta na escola, de maqueta representativa do percurso de um rio e de um modelo representativo do Sol, da Terra e da Lua no espaço; de jogos com espelhos planos e com ímanes)

http://ria.ua.pt/handle/10773/1289 (Susana Fartura)