Teses e DissertaçõesThesis and Dissertations

Teses/Thesis

Peixinho, J. (2018). Desenvolvimento de um manual escolar digital de estudo do meio: para uma educação em ciências com orientação CTS/PC (Doutoramento em Multimédia em Educação). [https://ria.ua.pt/handle/10773/24085]

Clemente, V. (2016). Educação para o pensamento criativo e crítico em tecnologia e design de produto (Doutoramento em Educação). [https://ria.ua.pt/handle/10773/16948]

Merchán, N. (2014). Pensamiento Crítico y Cuestiones Socio-científicas: Un Estudio en Escenarios de Formación Docente (Doutoramento em Investigação em Didáticas Específicas). Universidade de Valência: Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales. [http://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/36116/Pensamiento%20Critico%20y%20Cuestiones%20Sociocient%C3%ADficas.pdf?sequence=1&isAllowed=y]

Machado, C. (2013). Educar (para) o Pensar: Desenvolvimento de competências reflexivas em professores e alunos do 1º CEB – Contributos da Filosofia para Crianças (Doutoramento em Didática). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. [http://ria.ua.pt/handle/10773/7855]

Knapp, A. K. (2013). A Study of Secondary Science Teacher Efficacy and Level of Constructivist Instructional Practice Implementation in West Virginia Science Classrooms. [http://mds.marshall.edu/etd/472/]

Lopes, S. (2012). Web 2.0, PC e EFA: Impactes de uma oficina de formação de Professores (Doutoramento em Multimedia em Educação). Universidade de Aveiro: Departamentos de Educação e Comunicação e Arte da UA. [http://ria.ua.pt/handle/10773/10433]

Vieira, R. M. (2003). Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutoramento não publicada. Aveiro: Universidade de Aveiro. [http://ria.ua.pt/handle/10773/1458]

 

Dissertações/Dissertations

Bravo, P. (2017). O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade (Relatório Final). Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/30536

Fonseca, M. (2017). Atividades de alimentação humana e consumo promotoras de capacidades de pensamento crítico em alunos do 1.º CEB (Relatório Final de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23312/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Pinheiro, N. (2017). Atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico ligadas à credibilidade das fontes no 1.º CEB (Relatório Final de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23604/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Vieira, E. (2017). O pensamento crítico enquanto abordagem educativa no contexto de ensino e aprendizagem da língua estrangeira (Relatório Final de Estágio). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Disponível em: http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/10842/1/DM_Eug%C3%A9niaVieira_2017.pdf

Costa, M. (2016). Argumentação e estudo do meio : uma díade promotora de pensamento crítico. (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17569/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Ferreira T. (2016). O Questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Relatório Final de Estágio). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/7228/1/msc_tdmferreira.pdf

Neves, M. (2016). A temática das plantas na educação pré-escolar – desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pensamento (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17195/1/Marisa%20Moutinho.pdf

Reis, V. (2016). Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais no 2.º CEB (Relatório de Estágio). Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/18468/1/Vanessa%20Reis%20-disserta%C3%A7%C3%A3o%20final-%20impress%C3%A3o.pdf

Sousa, A. S. (2016). O pensamento crítico na educação em ciências: revisão de estudos no ensino básico. Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/18365/1/O%20Pensamento%20Cr%C3%ADtico%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Ci%C3%AAncias.pdf

Oliveira, I. (2016). Pensamento crítico e literacia matemática : um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/21433/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Pacheco, M. (2016). Artes visuais, educação visual e pensamento crítico: um caminho a percorrer (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/21432/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Ascenso, N. (2015). Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/5283

Mendes, A. (2015). A Promoção do Pensamento Crítico em Ciências do 1.º CEB com recursos digitais (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/16404

Moreira. F. (2015). Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1.º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro. Disponível em:  http://hdl.handle.net/10773/16018

Resende, V. (2015). Recursos digitais promotores de pensamento crítico em ciências no 1º ciclo (Relatório Final). Universidade de Aveiro. Disponível em: Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/7227

Brites, B. (2014). Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14355

Carneiro, F. (2014). Pensamento crítico em ciências e conexões com matemática: atividades do 1º CEB para o jardim da ciência e sala de aula (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14606

Castro, P. (2014). O pensamento crítico nas conceções de género no 1º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14442

Lemos, N. (2014). Atividades Práticas Promotoras do Pensamento Crítico (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/14354

Machado, M. (2014). Feedback oral enquanto estratégia promotora do pensamento crítico em sala de Aula (Dissertação de Mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/5039

Martins, R. (2014). Promover o pensamento crítico em atividades sobre questões de género (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14461

Correia, A. (2013). Orientação CTS e/ou PC na formação em educação básica: contributos da formação em ciências na (re)construção de conceções CTS e na promoção do nível de PC dos estudantes (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/12667/3/Tese1.pdf

Gonçalves, E. (2013). Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos (Relatório Final).  Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13527

Silva, M. (2013). Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13486

Teixeira, M. (2013). Atividades Promotoras do Pensamento Critico no 1.º CEB (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/13551

Fulgêncio, A. (2012). Aprendizagem baseada em problemas em ciências da natureza do 2.º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/10433

Pereira, C. (2012). Atividades de ciências no 2.º CEB promotoras de pensamento crítico (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/10381

Oliveira, M. (2011). Educação em ciências com orientação CTS/PC no 1º CEB (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/7227

Pinto, I. R. F. (2011). Atividades promotoras de pensamento crítico: sua eficácia em alunos de ciências da natureza do 5.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/1789

Miranda, R. (2009). Qual a relação entre o pensamento crítico e a aprendizagem de conteúdos de ciências por via experimental? um estudo no 1º Ciclo (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5489

Sanches, M. (2009). Estratégias de ensino das ciências promotoras de criatividade e pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3546

Moreira, L. (2008). Aprendizagem das Ciências no 3.º CEB numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/3386

Costa, A. (2007). Pensamento crítico: articulação entre educação não-formal e formal em Ciências (Relatório Final do Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do DTE-UA). Universidade de Aveiro: Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/1305

Fartura, S. (2007). Aprendizagem baseada em problemas orientada para o pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1289

Pereira, I. (2007). A criatividade em manuais escolares de Ciências do Ensino Básico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/2966

Alves, D. (2005). Manuais escolares de estudo do meio, educação CTS e pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/4998

 

Outros estudos

Vieira, R. M. (2018). As comunidades online na promoção do pensamento crítico em didática das ciências. Universidade de Aveiro: Departamento de Educação e Psicologia. UA Editora. [https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23996/1/documento.pdf]

2 Commentsto Teses e DissertaçõesThesis and Dissertations

  1. Rede Pensamento Crítico says:

    Obrigado pela partilha.

Leave a Reply