Teses e Dissertações

Teses/Thesis

Merchán, N. (2014). Pensamiento Crítico y Cuestiones Socio-científicas: Un Estudio en Escenarios de Formación Docente (Doutoramento em Investigação em Didáticas Específicas). Universidade de Valência: Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales. [http://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/36116/Pensamiento%20Critico%20y%20Cuestiones%20Sociocient%C3%ADficas.pdf?sequence=1&isAllowed=y]

Machado, C. (2013). Educar (para) o Pensar: Desenvolvimento de competências reflexivas em professores e alunos do 1º CEB – Contributos da Filosofia para Crianças (Doutoramento em Didática). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. [http://ria.ua.pt/handle/10773/7855]

Knapp, A. K. (2013). A Study of Secondary Science Teacher Efficacy and Level of Constructivist Instructional Practice Implementation in West Virginia Science Classrooms. [http://mds.marshall.edu/etd/472/]

Lopes, S. (2012). Web 2.0, PC e EFA: Impactes de uma oficina de formação de Professores (Doutoramento em Multimedia em Educação). Universidade de Aveiro: Departamentos de Educação e Comunicação e Arte da UA. [http://ria.ua.pt/handle/10773/10433]

Vieira, R. M. (2003). Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutoramento não publicada. Aveiro: Universidade de Aveiro. [http://ria.ua.pt/handle/10773/1458]

 

Dissertações/Dissertations

Ascenso, N. (2015). Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/5283

Mendes, A. (2015). A Promoção do Pensamento Crítico em Ciências do 1.º CEB com recursos digitais (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/16404

Moreira. F. (2015). Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1.º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro. Disponível em:  http://hdl.handle.net/10773/16018

Resende, V. (2015). Recursos digitais promotores de pensamento crítico em ciências no 1º ciclo (Relatório Final). Universidade de Aveiro. Disponível em: Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/7227

Brites, B. (2014). Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14355

Carneiro, F. (2014). Pensamento crítico em ciências e conexões com matemática: atividades do 1º CEB para o jardim da ciência e sala de aula (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14606

Castro, P. (2014). O pensamento crítico nas conceções de género no 1º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14442

Lemos, N. (2014). Atividades Práticas Promotoras do Pensamento Crítico (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/14354

Martins, R. (2014). Promover o pensamento crítico em atividades sobre questões de género (Relatório de Estágio). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/14461

Gonçalves, E. (2013). Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos (Relatório Final).  Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13527

Silva, M. (2013). Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13486

Teixeira, M. (2013). Atividades Promotoras do Pensamento Critico no 1.º CEB (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/13551

Fulgêncio, A. (2012). Aprendizagem baseada em problemas em ciências da natureza do 2.º CEB (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/10433

Pereira, C. (2012). Atividades de ciências no 2.º CEB promotoras de pensamento crítico (Relatório Final). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/10381

Oliveira, M. (2011). Educação em ciências com orientação CTS/PC no 1º CEB (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/7227

Pinto, I. R. F. (2011). Atividades promotoras de pensamento crítico: sua eficácia em alunos de ciências da natureza do 5.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/1789

Miranda, R. (2009). Qual a relação entre o pensamento crítico e a aprendizagem de conteúdos de ciências por via experimental? um estudo no 1º Ciclo (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5489

Sanches, M. (2009). Estratégias de ensino das ciências promotoras de criatividade e pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3546

Moreira, L. (2008). Aprendizagem das Ciências no 3.º CEB numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/3386

Costa, A. (2007). Pensamento crítico: articulação entre educação não-formal e formal em Ciências (Relatório Final do Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do DTE-UA). Universidade de Aveiro: Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/1305

Fartura, S. (2007). Aprendizagem baseada em problemas orientada para o pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1289

Pereira, I. (2007). A criatividade em manuais escolares de Ciências do Ensino Básico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/2966

Alves, D. (2005). Manuais escolares de estudo do meio, educação CTS e pensamento crítico (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro: Departamento de Educação. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/4998