Warning: Declaration of antispam_for_all_fields::addPluginSubMenu() should be compatible with mijnpress_plugin_framework::addPluginSubMenu($title, $function, $file, $capability = 10, $where = 'plugins.ph...') in \\ARCA.UA.PT\HOSTING\redepensamentocritico.web.ua.pt\wp-content\plugins\antispam-for-all-fields\antispam-for-all-fields.php on line 164 Warning: Declaration of antispam_for_all_fields::addPluginContent($links, $file) should be compatible with mijnpress_plugin_framework::addPluginContent($filename, $links, $file, $config_url = NULL) in \\ARCA.UA.PT\HOSTING\redepensamentocritico.web.ua.pt\wp-content\plugins\antispam-for-all-fields\antispam-for-all-fields.php on line 164 Warning: Declaration of c2c_ConfigureSMTP::options_page_description() should be compatible with C2C_Plugin_023::options_page_description($localized_heading_text = '') in \\ARCA.UA.PT\HOSTING\redepensamentocritico.web.ua.pt\wp-content\plugins\configure-smtp\configure-smtp.php on line 47 I Seminário Internacional

I Seminário Internacional

pensamentoCriticoA4_page

I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação

Investigação, Formação e Perspetivas Futuras

1 e 2 de julho de 2013 – Universidade de Aveiro / Departamento de Educação, Portugal

download cartaz

download livro de resumo

Apresentação

Em coerência com a investigação que vem sendo realizada, alguns dos membros do CIDTFF, sedeado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, propõem-se realizar um Seminário focalizado no Pensamento Crítico na Educação, em vários ciclos de Ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior) e diferentes áreas disciplinares. Importa confrontar abordagens adotadas em diferentes instituições de ensino superior, conhecer a diversidade de experiências de formação vividas, perceber limitações e oportunidades nesta área.

São várias as questões sobre as quais importa refletir e discutir. Entre elas destacam-se: Quais os principais desenvolvimentos que têm sido realizados sobre o Pensamento Crítico na Educação? Quais as tendências atuais? Quais os quadros concetuais que têm sido usados? Como têm sido operacionalizados? Como tem sido realizada a formação sobre Pensamento Crítico? Que dificuldades têm sido sentidas?

Assim, é finalidade deste seminário:

  • Analisar e discutir a investigação e formação que tem sido realizada sobre o Pensamento Crítico em Portugal e outros países.
  • Estabelecer uma agenda de investigação e formação na área.
  • Construir uma rede de investigadores e formadores sobre o Pensamento Crítico na Educação.

sociedadeCivil

ver entrevista no programa Sociedade Civil da RTP2

Destinatários

São destinatários deste seminário todos os que têm realizado investigação, formação ou pretendem iniciar ou aprofundar a reflexão ou investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação: docentes, professores/educadores, formadores e investigadores de todos os ciclos de ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior), e de áreas disciplinares diferentes, como as Línguas, as Ciências Naturais e Físico-Químicas.

Temáticas:

  • Quadros teóricos de referência
  • Investigações e Inovação sobre o Pensamento Crítico
  • Interseções com outros constructos como Literacia
  • Formação focada no Pensamento Crítico
  • Desenvolvimento de Recursos promotores do Pensamento Crítico
  • Tecnologias e sua utilização na facilitação do Pensamento Crítico
  • Avaliação do Pensamento Crítico

 

Conferência, simpósio, posters e Comunicações orais:

Só as propostas aprovadas é que poderão submeter texto completo.

Para o texto completo (3000 a 8000 palavras) deve ser seguido o formato (template em word) anexo (Download template).

As propostas devem ser enviadas para: rvieira@ua.pt

As medidas recomendadas para o poster são 70 X 100 cm.  Estes devem ser colocados no início da manhã de 1 de julho e ser retirados no final da sessão de posters desse mesmo dia.

Inscrição         

  • Geral – 35 €
  • Estudantes do Ensino Superior (1º, 2º e 3º Ciclos) – 15 €

Download da ficha de inscrição

Dados para Pagamento da inscrição:

NIB 0035 0836 00002018 730 07

IBAN PT50 0035 0836 00002018 730 07

BIC CGDIPTPL

Datas Importantes

  • Envio das propostas de comunicações orais e em poster até 30 de abril.
  • Envio dos Textos definitivos até ao dia 21 de junho 1 julho.
    A Comissão Organizadora tenciona editar um livro com os textos definitivos revistos e aceites pela Comissão Científica.
  • Inscrições, em número limitado, até ao dia 21 de junho, de acordo com a ficha anexa.
    Pese embora seja gratuita para a Comissão Científica, Docentes do Departamento de Educação, Investigadores do CIDTFF, alunos de cursos do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA) e Orientadores Cooperantes da UA é obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição.

Leave a Reply